Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
2 ANO "C"  (17-09-2018)
9 ANO "A"  (10-09-2018)
3 ANO "C"  (04-09-2018)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

 

 

 

 

 

 Logomarca Bonito HI Hostel - Albergue da Juventude

  

     

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 


2 ANO "A"
2 ANO "A"

 

 

 

 

 

Nesta página serão postadas todas as atividades da disciplina de Geografia, portanto, fique conectado(a).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

  

 

 

 

 

 

 

AULA 3 - 14/08 a 17/08  - Atividade avaliativa sobre a População Brasileira:

 

1) Ler o texto “Sala de aula invertida” no site www.profjopa.com.

2) Os(as) integrantes do país, deverão pesquisar nos livros didáticos e/ou internet (uso do smartphone para fins pedagógicos) as taxas de: natalidade, mortalidade, fecundidade, o crescimento vegetativo, transição demográfica, IDH E Índice de Gini  do Brasil bem como os principais  tipos de movimentos migratórios (imigração, emigração, êxodo rural, transumância, movimento pendular); Todas informações deverão estar no caderno ou no site criado pelo país. (valor 3,0 pontos até o dia 28/08/18 – será sorteado um caderno para representar o país ou verificado o site).

3) Deverão pesquisar a taxa de natalidade, mortalidade, o IDH e a pirâmide etária do seu país real e realizar um comentário sobre tais características e entregar numa folha A4, digitado. (valor 3,0 pontos – data de entrega: 14/09/18.

4) Dia 18/09/18 haverá GUERRA entre os países (estudem).

  

 

 

 

 

AULA 2 - 06 a 10/08/18 - POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

Resultado de imagem para POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

Resultado de imagem para POPULAÇÃO VIVE EM 6 PAISES

 

REFUGIADOS DO DESENVOLVIMENTO

 

“O progresso no Brasil não previu uma coisa: gente. Cada vez mais pessoas estão nas estradas, sem o trabalho do campo, onde o latifúndio reina” e “a riqueza da terra leva à pobreza os que nela vivem para nutrir a prosperidade de outros”. Os brasileiros que sofrem com essa exploração sem limite “são refugiados do desenvolvimento, que não encontram refúgio para sua alimentação, sua saúde, seu sustento, seu modo de vida, sua dignidade”.

 

 

 

 

 

AULA 1 - 03/08/18 - Reavaliação do 1o Semestre: o que não deu certo.

  • slides: Nós não aprendemos: uma reflexão introdutória sobre a POPULAÇÃO BRASILEIRA.

  

“O ÚNICO ERRO QUE REALMENTE EXISTE

É NÃO APRENDER COM

A EXPERIÊNCIA DO QUE

NÃO DEU CERTO.”

 

Resultado de imagem para nós não aprendemos

 

 

topo