Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
3 ANO "C"  (13-11-2018)
1 ANO "D" e "E"  (05-11-2018)
2 TEC. ADM.  (19-10-2018)




ONLINE
4





Partilhe esta Página

 

 

 

Resultado de imagem para médicos sem fronteira 

 

 

 Logomarca Bonito HI Hostel - Albergue da Juventude

  

     

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 


2 TEC. ADM.
2 TEC. ADM.

 

 

 

 

 

 

 

4o BIMESTRE

 

 

 

AULA 03 - 16/10 a 19/10 - Atividade avaliativa: valor 3,0 pontos.

 

  • Elaborar Mapa Mental dos aspectos físicos do Paraná.

 

 

 

 

 

 

AULA 02 - 08/10 a 12/10 - Aspectos Naturais do Paraná: apresentação de slides.

 

Resultado de imagem para relevo do paraná

 

A princípio, o relevo do Paraná, em sua maior parte, forma-se de um vasto planalto com uma pequena inclinação nas direções noroeste, oeste e sudoeste do Estado. Abrange os terrenos arenítico-basálticos do Planalto Meridional Brasileiro e os terrenos cristalinos paralelos ao oceano Atlântico. Vale dizer que segundo o geólogo alemão, Reinhard Maack, as terras paranaenses podem ser agrupadas em cinco unidades geomorfológicas que se sucedem de leste para oeste, na seguinte ordem: Litoral ou Baixada Litorânea; Serra do Mar; Primeiro Planalto, de Curitiba ou Cristalino; Segundo Planalto, dos Campos Gerais (ou Ponta Grossa) ou paleozóico; Terceiro Planalto, de Guarapuava ou basáltico (ESPAÇO DA GEOGRAFIA, 2010; GONÇALVES, 2010; Amapá do Passaúna, 2010; WIKIPÉDIA, 2010).

 

 

AULA 01 - 02/10 a 05/10  - Introdução à Geografia do Paraná:

 

Resultado de imagem para geografia do paraná localização

 

 

 O Estado do Paraná está localizado entre 22º30'58" e 26º43'00" de latitude Sul e 48º05'37" e 54º37'08" de longitude Oeste, encontra-se no Planalto Meridional e na Região Sul do Brasil, na transição entre os climas tropical e subtropical. Cerca de 25% do seu território fica na Zona Equatorial (ao norte do Trópico de Capricórnio) e 75% na Zona Temperada do Sul. Sua localização demonstra ser uma área de contatos e transição em termos físicos e naturais, com diversas ocorrências de clima, solo e cobertura vegetal, bem como uma variada geologia e formas de relevo. Limites do Estado Faz divisa ao norte e nordeste com o Estado de São Paulo (940 km), quase todos demarcados pelo curso dos rios Paranapanema, Ribeira do Iguape e Ararapira. A oeste limita-se com a República do Paraguai (208 km), e o Estado do Mato Grosso do Sul (219 km), fronteira essa banhada pelo Rio Paraná. Ao sul, faz divisa com o Estado de Santa Catarina (754 km), desde a foz do Rio Saí-Guaçu, no litoral, até as nascentes do Rio Jangada, no Morro do Capão Doce, na região sudoeste do Estado. A sudoeste, com a República da Argentina (239 km), desde as nascentes do Rio Santo Antônio até a foz do Rio lguaçu no Rio Paraná. A leste, após a formação da Serra do Mar, o limite com o Oceano Atlântico (98 km). A costa real, todavia, supera 150 quilômetros, se computados aqueles de reentrâncias e baías. Entre estas, destaca-se a baía de Paranaguá que avança 40 quilômetros dentro do continente, com área de 667 km². É a segunda maior do Brasil, e forma três baías secundárias: Antonina, Laranjeiras e Pinheiros. 

 

 

topo