Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
1 ANO "D" e "E"  (14-08-2018)
3 ANO "C"  (14-08-2018)
2 ANO "C"  (14-08-2018)
3 ANO "A"  (14-08-2018)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

 

 

 

 

 

 Logomarca Bonito HI Hostel - Albergue da Juventude

  

     

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 


8 ANO "A" - "B"
8 ANO "A" - "B"

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses são os nossos conteúdos neste ano!

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

AULA 03 - 13 a 17/08 - Conhecendo aspectos geográficos da América do Sul.

 

CORDILHEIRA DOS ANDES

 

 

LOCALIZAÇÃO

Resultado de imagem para MAPA CORDILHEIRA DOS ANDES

 

Cordilheira dos Andes é a mais extensa cordilheira continental do globo terrestre. Trata-se de uma conjunto contínuo de montanhas que margeiam quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul. Sua extensão cobre mais de 7000 km, sendo que a largura da cadeia varia de 200 a 700 km, além de alcançar um altitude que em média atinge cerca de 4000 m.

A Cordilheira dos Andes estende-se de norte ao sul da América do Sul.

Com esta notável extensão, os Andes obviamente ocupam o território de diversos países, sete ao todo: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, situado em território argentino, que atinge 6962 m de altitude.

FONTE:https://www.infoescola.com/geologia/cordilheira-dos-andes/

 

A AMÉRICA ANDINA

 

A América Andina é uma porção territorial da América do Sul. Recebe essa denominação pelo fato de ser cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente. Os países que compõem a América Andina são: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Esses países correspondem a uma extensão territorial de 5,3 milhões de quilômetros quadrados, sendo habitado por aproximadamente, 144 milhões de pessoas. A maioria da população (70%) é composta por ameríndios e mestiços, consequência da miscigenação entre o índio (população nativa) e o branco (colonizador europeu).

O clima na América Andina varia de acordo com a proximidade da Cordilheira dos Andes. No sentido norte-sul, os climas registrados são: equatorial, tropical, desértico (sul do Peru e norte do Chile), mediterrâneo e temperado (diminuindo as temperaturas em direção ao sul do Chile).

A produção agrícola e extrativista são as principais atividades econômicas dos países andinos, sendo responsáveis pela absorção da mão de obra de grande parcela da população. A atividade pesqueira no Peru destaca-se em virtude de o mesmo ser considerado um dos maiores produtores de pescado do mundo.
O Chile é grande produtor de cobre. A Venezuela, por sua vez, apresenta grandes reservas de petróleo, sendo grande produtora e exportadora do produto, cuja nação integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Equador também é grande produtor de petróleo, no entanto, não integra a OPEP. Na Bolívia, destaca-se a exploração de estanho e gás natural.
Um aspecto negativo é que a Colômbia, a Bolívia e o Peru são um dos três maiores produtores mundiais de cocaína.

O setor industrial é pouco desenvolvido, sendo que o Chile é o principal representante desse segmento da economia. A indústria na América Andina fundamenta-se nos produtos têxteis, alimentícios, metalurgia, de bebidas e produtos agrícolas.

A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por países da América Andina. Sua criação teve como principal objetivo, o fortalecimento econômico dos países membros, tendo como principais integrantes: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.


 

DESERTO DO ATACAMA

 

 

 

 

AULA 2 - GEO – 06/08/18 a 10/08/18  Início aos estudos sobre o Continente Americano.

 1) Localização e identificação dos países do Continente americano: colar no caderno o mapa e identificar o país e suas respectivas capitais com valor 1,5 ponto.

 

 

 

Resultado de imagem para continente americano

 

Resultado de imagem para continente americano 

 

Os países da América e suas capitais - Todos os países

 

País Capital
Antiga e Barbuda São João
Argentina Buenos Aires
Bahamas Nassau
Barbados Bridgetown
Belize Belmopã
Bolívia Sucre
Brasil Brasília
Canadá Otava
Chile Santiago
Colômbia Bogotá
Costa Rica São José
Cuba Havana
Dominica Roseau
Equador Quito
Estados Unidos Washington, D.C.
Granada São Jorge
Guatemala Cidade da Guatemala
Guiana Georgetown
 
Haiti Porto Príncipe
Honduras Tegucigalpa
Jamaica Kingston
México Cidade do México
Nicarágua Manágua
Panamá Cidade do Panamá
Paraguai Assunção
Peru Lima
República Dominicana São Domingos
Salvador São Salvador
Santa Lúcia Castries
São Cristóvão e Neves Basseterre
São Vicente e Granadinas Kingstown
Suriname Paramaribo
Trindade e Tobago Porto de Espanha
Uruguai Montevideu
Venezuela Caracas

 

 

 

AULA 1 - GEO – 01/08/18

1) Revisão do acordo pedagógico, aula sobre o que não deu certo no primeiro semestre e análise de imagens sobre os conflitos no mundo.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

topo