Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
2 ANO "C"  (17-09-2018)
9 ANO "A"  (10-09-2018)
3 ANO "C"  (04-09-2018)




ONLINE
2





Partilhe esta Página

 

 

 

 

 

 

 Logomarca Bonito HI Hostel - Albergue da Juventude

  

     

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 


9 ANO "A"
9 ANO "A"

 

 

 

 

 

Nesta página serão postadas todas as atividades da disciplina de Geografia, portanto,

fique conectado(a).

 

 

 

 

Resultado de imagem para livro de geografia 9 ano vontade de saber 

 

NOSSO LIVRO DE GEOGRAFIA ESTE ANO! 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 07 - 10/09 a 14/09 - GLOBALIZAÇÃO E O MUNDO ATUAL

  • 10/09 - Verificação dos cadernos sorteados de cada país sobre os trabalhos relacionados ao conteúdo Globalização e o Mundo Atual;

  • 11/09 - Leitura de texto do livro didático: Os fluxos populacionais na globalização e Globalização e xenofobia;

  • 14/09 - Análise de reportagens sobre a xenofobia no Mundo globalizado;

 

 

AULA 06 - 03/09 a 06/09 - GLOBALIZAÇÃO E O MUNDO ATUAL

 

  • 04/09 - Avaliação de recuperação parcial bimestral e análise do texto do livro didático: O poder das multinacionais e o Estado, págs 200 e 201.

 

  • 03/09 - Análise do filme Rocky IV e video sobre a influência cultural dos Estados Unidos.

 

 

 

 

AULA 05 - 27/08 a 31/08 - GLOBALIZAÇÃO E O MUNDO ATUAL

 

  • 28/08 - A influência cultural dos Estados Unidos.

 

 

A influência cultural dos Estados Unidos

 

Antigamente, para que uma determinada nação submetesse outra à sua vontade, a utilização da força era fator mais do que obrigatório. Qualquer tipo de demonstração de poder era exercida através da presença de um intimidador aparato bélico no país a ser subjugado. 

As armas usadas nos dias de hoje são outras, o que não significa que de vez em quando um arsenal altamente destrutivo não seja posto em ação para dar o exemplo ou dizer quem dita as regras de fato, mas nem sempre de direito. 

Agora, a dominação é realizada através de ideias. Basta ligar a TV para perceber que muitas vezes isso é feito de forma sutil. Outras nem tanto. 

A supremacia dos Estados Unidos, consolidada com o término da Guerra Fria (1945-1989), é praticada segundo esses princípios. Ou seja, uma eficiente combinação entre poderio militar e propagação de elementos da cultura estadunidense. 

O processo de expansão territorial efetivado pela maior potência mundial da atualidade teve como base a intervenção militar como instrumento de domínio. Além de provocar desgaste e nem sempre ser encarada de forma positiva pela comunidade internacional, a mudança de estratégia, como aconteceu com a implantação das chamadas Política da Boa Vizinhança (Good Neighbor Policy) e Doutrina Truman, tinha por fundamento adotar uma postura de camaradagem com aqueles contemplados pelo gesto cordial e caridoso do Tio Sam

Se uma série de acontecimentos históricos de extrema gravidade afetava grande parte do planeta, por outro lado, os Estados Unidos souberam tirar proveito desses momentos de crise mundial para impulsionar o seu crescimento econômico. 

Não só mercadorias produzidas nos Estados Unidos se transformaram em objeto de cobiça. A música, o idioma, a moda, o esporte, a publicidade, os hábitos e o próprio estilo de vida dos americanos do norte passaram a ser imitados e considerados como referencial de modernidade. 

Não é a toa que o american way of life encontrou no cinema o seu principal instrumento de divulgação. Seja veiculando costumes, comportamentos e tendências, não só de merchandising vivem os filmes. Dificilmente as produções cinematográficas realizadas em Hollywood mostram o lado podre da sociedade estadunidense.

A intensificação do processo de globalização e a afirmação do capitalismo como sistema hegemônico são outros fatores que contribuíram em muito para o fortalecimento do império. E aí entram em cena as inúmeras empresas transnacionais oriundas dos Estados Unidos, que, além de fincarem a bandeira de marcas como Coca-Cola e Mc Donald’s nos mais distantes rincões da Terra, também desempenharam um importante papel na difusão dos valores americanos.

 

  • 27/08 - Entrega do trabalho do Livro Didático.

 

 

 

AULA 4 - 20/08 a 24/08 -_UM MUNDO GLOBALIZADO

20/08 e 21/08

 

 

 

 POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO - MILTON SANTOS

 

 

24/08 - Avaliação bimestral parcial 

 

 

AULA 3 -  13/08 a 17/08 - Atividades avaliativas.

 

1) Ler o texto “Sala de aula invertida” no site www.profjopa.com.

 

2) Os(as) integrantes do país, deverão pesquisar  na internet (uso do smartphone para fins pedagógicos) as principais características do sistema capitalista no caderno; realizar no caderno as atividades da pág. 187 do Livro Didático (valor 1,5 ponto até o dia 27/08/18 – será sorteado um caderno para representar o país ou verificado o site).

 

3) Pesquisar o que são multinacionais, quais são as 10 maiores empresas globais e realizar as atividades das págs. 204 e 205 até o exercício 6, no caderno (valor 1,5 ponto – data de entrega: 10/09/18 - será sorteado um caderno para representar o país ou verificado o site).

 

4) Dia 21/09/18 haverá GUERRA entre os países (estudem).

 

SAIBA MUITO MAIS SOBRE GLOBALIZAÇÃO NO LINK ABAIXO

 

 

Resultado de imagem para seta animada gif

http://euevcaprendendomuito.blogspot.com/2015/10/globalizacao.html

 

 

 

AULA 2- 06 a 10/08/18 - UM MUNDO GLOBALIZADO

 

 

 

 

Resultado de imagem para um mundo globalizado

 

Resultado de imagem para O QUE É GLOBALIZAÇÃO

 

Resultado de imagem para milton santos globalização

 Só que na realidade não é bem assim que acontece, segundo

MILTON SANTOS:

 

Resultado de imagem para milton santos globalização

 

 

Resultado de imagem para milton santos globalização

 

 

 

 

PELA INTERNET - GILBERTO GIL

 

 

Resultado de imagem para pela internet gilberto gil

 

 

 

AULA 1 - Reavaliação do 1o Semestre: o que não deu certo.

  • slides: Nós não aprendemos: uma reflexão introdutória sobre a GLOBALIZAÇÃO. 

  

“O ÚNICO ERRO QUE REALMENTE EXISTE

É NÃO APRENDER COM

A EXPERIÊNCIA DO QUE

NÃO DEU CERTO.”

 

Resultado de imagem para nós não aprendemos

 

  

 

 

topo