Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações




ONLINE
3





Partilhe esta Página

 

 

 

Resultado de imagem para médicos sem fronteira 

 

 

 Logomarca Bonito HI Hostel - Albergue da Juventude

  

     

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 


1 ANO "A" - "B" - MENELEU
1 ANO "A" - "B" - MENELEU

 

 

 

 

Resultado de imagem para atenção gifs animados

MODELO DE CAPA DE TRABALHO DE GEOGRAFIA

https://files.comunidades.net/profjopa/MODELO_DE_CAPA_TRABALHO_MENELEU.doc

 

 

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para teorias malthusianas

Resultado de imagem para teorias malthusianas

 

Resultado de imagem para teorias NEOmalthusianas

Resultado de imagem para teorias NEOmalthusianas

 

 

Resultado de imagem para TEORIA REFORMISTA

 

Resultado de imagem para XENOFOBIA

Resultado de imagem para XENOFOBIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O efeito estufa e o aquecimento global

 

Antes de entender as causas do aquecimento global, é importante entender o que é e como acontece o efeito estufa.

O fenômeno do efeito estufa é um processo natural que aquece a superfície da Terra.

Quando a energia do sol atinge a atmosfera da Terra, parte é refletida de volta ao espaço e o restante é absorvido e irradiado novamente pelos gases do efeito estufa.

Entre os gases do efeito estufa, encontram-se:

  • vapor de água;
  • dióxido de carbono;
  • metano;
  • óxido nitroso;
  • ozônio;
  • alguns produtos químicos artificiais, como os clorofluorcarbonos (CFCs).

A energia absorvida aquece a atmosfera e a superfície da Terra. Este processo mantém a temperatura da Terra em cerca de 33° Celsius mais quentes do que seria, permitindo a existência da vida no planeta.

Sem esse processo do efeito estufa, a terra chegaria até a -18° Celsius, o que não permitira a existência de vida.

O problema que enfrentamos agora é que as atividades humanas estão aumentando as concentrações de gases de efeito estufa.

Algumas dessas atividades são:

 

  • a queima de combustíveis fósseis, com o carvão, petróleo e gás natural;
  • a agricultura;
  • o desmatamento.

 

Então, como ocorre o aquecimento global?

 

O aquecimento global ocorre quando o dióxido de carbono e outros gases poluentes se acumulam na atmosfera e absorvem a luz solar e a radiação solar que voltam na superfície da Terra.

Normalmente, essa radiação escaparia para o espaço, mas esses poluentes, que podem durar anos ou até séculos na atmosfera, “aprisionam” o calor e fazem o planeta ficar mais quente.

O sol emite radiação eletromagnética em diferentes comprimentos de onda, transformando em energia de diferentes intensidades. A atmosfera funciona como um escudo multicamada que protege a Terra da radiação solar perigosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para rios voadores

 

 

Resultado de imagem para quadrilátero afortunado

 

A imagem pode conter: texto

 

 

 

Aquecimento global é o aumento da temperatura média global na atmosfera e nos oceanos

 

Aquecimento global
Imagem redimensionada de Ian Froome, está disponível no Unsplash

aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.

O mundo está se tornando mais quente. Mas esse é um processo natural da Terra ou decorre da ação humana? Há muita discussão em torno do assunto, mas é sempre bom esclarecer o que é o aquecimento global, processo que o vídeoproduzido pela equipe do Portal eCycle explica:

 

Apesar de contribuir para o aquecimento global, o efeito estufa é um processo fundamental para a vida na Terra, pois faz com que o planeta se mantenha em temperaturas habitáveis. Mas o aumento significativo das emissões de gases do efeito estufa associado a fenômenos naturais e ações promovidas pela atividade humana, como o desmatamento de florestas, têm sido determinantes para o desequilíbrio do balanço de energia do sistema, causando maior retenção de energia e o aumento do efeito estufa, com o aquecimento da baixa atmosfera e aumento da temperatura média do planeta. O aquecimento global se tornou um dos maiores problemas da Terra, com efeitos que podem ser catastróficos, incluindo efeitos diretos na saúde.

Assim, o aquecimento global é um processo que decorre da intensificação do efeito estufa - a radiação que vem da luz do sol atinge a Terra e é absorvida por gases presentes na atmosfera, os quais passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha (calor), aumentando a temperatura do planeta. Os gases que interagem com a radiação solar produzindo radiação infravermelha são chamados de Gases de Efeito Estufa ou GEE. Para saber mais sobre esse tema, confira a matéria: "Conheça os gases de efeito estufa e sua influência no aquecimento global".

Entenda melhor o que é o efeito estufa na matéria sobre o tema e no vídeo, produzido em parceria entre a Agência Espacial Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

 

Alguns lugares ficarão mais frios

 

Apesar do nome "aquecimento global", esse fenômeno, principal causador das mudanças climáticas, é responsável por gerar episódios de frio extremo em algumas regiões. Isso confunde muita gente. Inclusive o presidente Trump, que achou que as temperaturas baixas nos EUA em 2019 eram prova de que o aquecimento globalnão existe. O fato é que nenhum evento isolado como esse dos EUA é capaz de provar ou refutar a tese de aquecimento global. Em níveis globais, só é possível aferir hipóteses quando se analisa a história da Terra no tempo geológico, que é muito longo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Resultado de imagem para HIDROGRAFIA

 

O QUE É UMA BACIA HIDROGRÁFICA? 

 

É a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o.

É importante, portanto, ter consciência de que, ao andarmos pelas ruas ou em uma mata, por exemplo, estamos andando necessariamente sobre a área de uma bacia hidrográfica, pois as águas que eventualmente escoam nesses locais tendem a se direcionar para um rio.

O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água. Eles são como uma espécie de fronteira em que, de um lado, escoa a água em direção a um rio e, de outro, escoa a água em direção a outro rio.

Em razão da força da gravidade, as águas correm sempre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos com menores altitudes. Assim, podemos dizer que as localidades mais elevadas são os divisores de água e os pontos menos elevados costumam abrigar o leito dos rios.

 

Resultado de imagem para BACIA HIDROGRÁFICA

 

 

A imagem pode conter: grama, céu, atividades ao ar livre, natureza e texto

 

 

 

 

topo