Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
GEOPOLÍTICA  (10-08-2021)
GEOCURIOSIDADES  (17-06-2021)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

 

 

Resultado de imagem para médicos sem fronteira 

 

   

     

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 

how to watch super bowl 2021 without cable

1° ANO INTEGRADO - ADM
1° ANO INTEGRADO - ADM

 

 

 

Assista quanta vezes for necessário e principalmente, pratique as palavras do Professor Clóvis Barros Filho.

 

 

 

AULA 06 - 2° TRI - 14/06/21 - Bom dia, tudo bem? Então hoje você vai estudar mesmo o conceito de água virtual a partir dos banners e vídeos abaixo. Na próxima aula, dia 18 de junho, sexta-feira, vamos realizar uma análise crítica e debate sobre o que é ÁGUA VIRTUAL estabelecendo relações com o conceito dos RIOS VOADORES. Então, bora lá? 

 

 

 

 

 

1° - Faça a leitura dos banners abaixo e procure compreende os conceitos apresentados.

 

 

 

 

 

2° - Assista e analise os vídeos abaixo:

 

 

 

 

3° - Acesse o link abaixo e leia a reportagem! 

 

https://www.ecycle.com.br/seu-jeans-feito-com-menos-agua/

 

 

4° - Faça anotações sobre as informações que mais lhe chamaram a atenção, elabore questões e dúvidas sobre os conceitos apresentados e faça uma conclusão das informações as quais serão debatidas na próxima aula. Bom trabalho.

 

Se interessar, assista o trailer do filme abaixo e reflita!

 

 

Sinopse

A Amazônia. Importância estratégica. Questão ambiental. Reservas indígenas. Presença de grupos econômicos multinacionais. Propostas de ocupação internacional da região: desde Herman Khan, em 1960 (transformar a floresta em um lago), às teorias de “soberania relativa” (Mitterand), “propriedade universal” (Al Gore), “bem público mundial” (Pascal Lamy, OMC), “privatização” (David Miliband, Inglaterra) e “intervenção militar direta” (John Major, Inglaterra). A resposta dos 8 países amazônicos. A questão universal da água, a possibilidade de uma Guerra Mundial da Água.

Dos 75% de água da superfície do planeta, apenas 3% é de água doce, potável, e somente 1% é a quantidade acessível à humanidade, a que está nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e na atmosfera. Além de concentrar 20% da água potável do mundo, a Amazônia é a região com maior possibilidade de manter seus mananciais nas próximas décadas, graças à umidade de sua floresta. O que explica a cobiça que vem sofrendo constantemente.

O documentário revelará as primeiras tentativas de ocupação da região, no século XIX, quando o governo dos EUA leva em consideração uma proposta para a criação do Estado Soberano da Amazônia, uma intervenção contra a soberania territorial dos países amazônicos e também da Inglaterra, França e Holanda, proprietárias das Guianas. A ideia foi abandonada, mas anos depois, durante a Guerra da Secessão, o presidente Lincoln quis criar um Estado Livre na região, para abrigar os escravos libertos dos EUA, porém Dom Pedro Segundo não acatou.

Fonte: http://hlfilmes.com.br/producoes/a-idade-da-agua/?fbclid=IwAR3Z-M7UQM892A4g933DYnwGXcwpHNNz1j2JmEkmaVUa2XRU41kMugqOYGk

 

topo